top of page

Você aplica o PGRSS em sua clínica veterinária?

Foto do escritor: ProcEQ Jr.ProcEQ Jr.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde


Os resíduos sólidos de serviços de saúde são gerados por todo e qualquer negócio que realiza assistência médica humana e animal, no caso dos pet shops e clínicas veterinárias, as sobras de ração, remédios, agulhas, injeções, corpos do animais, são exemplos de resíduos gerados normalmente. Para cada um desses despejos citados, existe um destino correto que deve ser feito de forma segura e adequada, separada de acordo com sua categoria, afim de não gerar riscos para quem descarta e quem coleta todo esses resíduos, principalmente quando são objetos cortantes como as agulhas ou biológicos como sangue.

Um plano para o gerenciamento é justamente tomar todo o cuidado necessário em todas as etapas de geração, manejo e descarte dos resíduos, se preocupando tanto com a saúde de quem tem contato direto com esses riscos e com o meio ambiente, para que não sejam afetados de forma negativa por negligência.


Como um gerenciamento melhora seu negócio


Ao aplicar o cumprimento do PGRSS, as etapas de estudo e monitoramento de geração de resíduos do seu negócio, ajuda a compreender o porquê ocorrem e como diminui-los, talvez ocorridos por um manejo inadequado ou desperdício. Além de auxiliar na economia dos recursos, esse plano melhora a qualidade de trabalho dos seus funcionários, garantindo para eles segurança e confiança nas suas tarefas.

Da mesma maneira, clientes que enxergam um pet shop ou clínica disposta a ter todo esse cuidado com o meio ambiente e a segurança da população, se sentem muito mais confortável em comprar no seu negócio, aumentando seu lucro rapidamente.




Leis ambientais


O manejo adequado de resíduos sólidos da saúde está descrito na resolução ANVISA, Nº 306, de 07/12/2004, que visa à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente considerando os princípios da segurança de empregar medidas técnicas e normativas para evitar acidentes. Quanto ao descarte dos resíduos, atendendo às normas, desde o momento de sua geração até a sua destinação final, a resolução CONAMA, Nº 358, de 29/04/2005, que considera os princípios da preservação, da precaução, da correção na fonte entre os vários órgãos envolvidos para fins do licenciamento e da fiscalização.

Vale ressaltar que de acordo com as normas, o plano de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde deve ser atualizado anualmente, ou seja, você pode aproveitar para fazer um plano anual e garantir desconto com a nossa empresa.


Como a ProcEQ Jr. vai te ajudar


A ProcEQ Jr. além de construir um PGRSS para seu pet shop ou clínica, para se adequar a todas as leis anteriores e não correr riscos de crimes ambientais, a nossa EJ realiza um acompanhamento mensal se necessário, promovendo revisões e feedbacks personalizados para o cliente, para garantir o funcionamento do plano conforme solicitado pelo seu negócio.


Ficou em dúvida se seu negócio está realmente livre de todos esses riscos? Entre em contato com a ProcEQ Jr. Consultoria e Soluções para a realização do serviço de PGRSS e para tirar dúvidas.

 
 
 

Comentarios


bottom of page