Os quatro ingredientes principais das cervejas são água - 85 a 95, em porcentagem, da cerveja -, cereais - in natura ou maltados -, levedura e lúpulo. Essa variação independe do estilo da cerveja.
Além dos ingredientes principais, o mestre cervejeiro, através da criatividade e do conhecimento, acrescenta demais ingredientes, além das melhorias no processo cervejeiro. Consequentemente, possui mais de 150 estilos de cervejas com diversas características disponíveis.
Conheça alguns exemplos de estilos e famílias - segundo a levedura da fermentação - de cerveja especiais!
![](https://static.wixstatic.com/media/dc7f6d_761d49a5ff35489ab21866315911e012~mv2.jpg/v1/fill/w_900,h_506,al_c,q_85,enc_auto/dc7f6d_761d49a5ff35489ab21866315911e012~mv2.jpg)
● FAMÍLIA ALE
Cerveja fermentada pela levedura Saccharomyces Cerevisae - temperaturas mais elevadas. Geralmente, a cerveja possui aromas e sabores mais complexos, com notas de frutas e condimentos dos subprodutos das leveduras, por exemplo.
-IPA
A sigla significa India Pale Ale. Sua característica provém dos sabores amargo, cítricos, herbais e resinosos, além do lúpulo. Ademais, possui coloração cobre ou dourada e teor alcoólico maior.
-WEISS
A cerveja de trigo possui um percentual de malte de trigo. Consequentemente, possui uma cor clara, espuma cremosa e turva. Ademais, possui aroma característico e sabor leve de especiarias e frutas e refrescante.
● FAMÍLIA LAGER
Cerveja fermentada pela levedura Saccharomyces Pastorianus - temperaturas mais baixas. A cerveja possui aromas e sabores das matérias primas, como lúpulo e malte, devido aos menores subprodutos durante a fermentação.
-AMERICAN LAGER
Geralmente, possui elevada sensação de refrescância e notas maltadas leves.
-PILSEN
Pilsen ou Pilsner possui baixo ou mediano amargor, coloração dourada e translúcida e sabor suave. Para o equilíbrio com o malte, possui notas florais de lúpulos alemães e tchecos, no aroma.
Comments