Segurança Industrial
- ProcEQ Jr.
- 23 de set. de 2019
- 2 min de leitura
A segurança industrial é um conjunto de medidas de segurança e prevenção de acidentes usado no contexto da indústria para a proteção dos trabalhadores. Existem várias leis que indicam a obrigatoriedade de normas de segurança no trabalho, de forma que a ocorrência de acidentes possa diminuir. Além das leis, uma área muito importante para a segurança industrial é a formação e treinamento dos trabalhadores para que os mesmos possam saber como agir em casos de acidentes nos locais de trabalho.
Existe um sistema de segurança industrial composto por equipamentos específicos, alguns servem para fazer sinalizações para identificar comportamentos proibidos ou obrigatórios, com informações sobre alguma área interditada ou potencialmente perigosa. Também existem equipamentos de proteção e prevenção que devem ser usados pelos trabalhadores, como capacetes, óculos de proteção, luvas, máscaras, aventais e cinturões, esses equipamentos são chamados de EPI (Equipamento de Prevenção Individual). Os equipamentos que são utilizados para a proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza uma determinada tarefa ou atividade são os EPC’s (Equipamento de Prevenção Coletiva) e devem proteger todos os trabalhadores expostos a determinado risco. A higiene também está interligada com a segurança dentro de uma indústria, principalmente as que estão em contato com materiais ou substâncias tóxicas.

Mas por que a segurança do trabalho em uma indústria é tão importante?
De acordo com Ângelo Fabiano Farias da Costa, vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o Brasil registrou, em 2015, cerca de 704 mil acidentes de trabalho, que resultaram em 3 mil mortes. Baseado nesses dados, a legislação evolui para proteger esses trabalhadores, aumentando a responsabilidade do empregador, que assume o papel de reduzir ou eliminar os riscos no ambiente de trabalho.
Dessa forma, em ocorrências de acidentes de trabalho ou doenças relacionadas à suas atividades, a empresa pode ser obrigada a indenizar o profissional lesionado caso seja reconhecido sua culpa.
Todos os impactos ditos aqui apenas reforçam a necessidade de adotar práticas de prevenção na sua empresa para que, dessa maneira, você possa se proteger e proteger seus funcionários.
Caso você queira tirar alguma dúvida sobre os EPI’s e EPC’s fala com a gente. E não se esqueça de deixar o seu comentário sobre o assunto, queremos saber a sua opinião!
Comentários