top of page

Purificação do Biodiesel

  • Foto do escritor: ProcEQ Jr.
    ProcEQ Jr.
  • 25 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

O biodiesel é um combustível produzido a partir de matéria-prima renovável como óleos vegetais e gordura animal. Este diesel ecológico apresenta vantagens frente ao diesel comum, pois além de ser biodegradável esse combustível é limpo, orgânico e renovável.


O biodiesel é composto por ésteres e óleos de origem vegetal. A produção ocorre diante da mistura de óleo vegetal ou gordura animal em metanol ou etanol, na presença de um catalisador. Essa síntese é caracterizada como transesterificação. Ao fim da reação há a formação do biodiesel e da glicerina como subproduto. Por meio do processo de decantação a glicerina é separada e o biodiesel passa para a próxima etapa.


A presença de substâncias consideradas indesejáveis ao fim da reação de síntese faz se necessário um processo de purificação. Com o objetivo de alcançar as características desejáveis do óleo, a purificação promove melhor qualidade ao produto final reduzindo a quantidade de contaminantes.


· Lavagem via úmida: Dentre os processos de purificação, há a lavagem por via úmida. Nesse método o biodiesel é submetido a uma série de lavagens com uma grande quantidade de água, sendo possível remover sabões, catalisadores residuais e traços de glicerina presentes no meio. Porém esse processo se torna difícil por ter de remover a umidade do produto final. Além disso há um aumento de custo, pois é produzido um grande volume de efluente que necessita de tratamento para a disposição correta.


· Lavagem via seca: Ao contrário da anterior a lavagem via seca não gera efluentes. Essa operação alternativa consiste em adicionar materiais adsorventes específicos ao biodiesel, para remover contaminantes como sais, metais, metanol, glicerina residual e outras substancias oriundas do processo de síntese. Por fim os adsorventes são removidos por meio de filtros bolsa quando em pequena escala, e por filtros pressurizados ou filtro de tambor rotativo a vácuo quando o processo for em larga escala. Ao final da etapa não é possível regenerar os adsorventes. Na tentativa de reduzir custos com a purificação e aumentar a eficiência do processo, diversas linhas de pesquisas estudam adsorventes alternativos.


E aí, o que você achou do assunto? Não esquece de deixar seu comentário!


 
 
 

Comments


bottom of page