Otimização de processos industriais
- ProcEQ Jr.
- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
A otimização de processos é uma técnica utilizada para encontrar a melhor forma de produzir e desenvolver um produto, de modo a atingir os melhores resultados. A partir dela é possível aumentar a produtividade e melhorar a gestão de tempo, uma vez que as tarefas desnecessárias, os erros e os desperdícios são consideravelmente reduzidos, aperfeiçoando então os métodos de trabalho.
Para a realizar a otimização de processos algumas etapas devem ser realizadas:
· Mapeamento dos processos: essa etapa consiste em realizar um estudo detalhado sobre todas as atividades que são realizadas em todo o processo. Com isso, é possível construir um desenho do fluxo de tarefas, que vai facilitar a compreensão do trabalho realizado, além de auxiliar na identificação de erros e a implementação de melhorias.
· Identificação e eliminação de falhas: a partir do mapeamento realizando na etapa anterior, é possível identificar as falhas e os gargalos que afetam a produtividade e o resultado final. Além disso, nessa etapa é importante apontar qual é a raiz do problema e o que precisa ser feito para corrigir, eliminando assim as falhas e seus sintomas.
· Eliminação de etapas desnecessárias: essa etapa tem como finalidade identificar e eliminar as atividades que são repetitivas ou desnecessárias, deixando o processo mais enxuto e objetivo.
· Melhorias na utilização dos recursos: nessa etapa deve-se avaliar as perdas do processo, que são os desperdícios de recursos (matérias, tempo e ferramentas) e de mão de obra. Além disso, deve-se realizar um estudo sobre como aumentar a produtividade, que pode ser por meio da mudança no método de execução, melhorias no processo de comunicação, modificação do layout e integração entre os setores.
· Formalização do novo método: depois que as otimizações forem aplicadas ao processo, algumas mudanças ainda podem ser observadas na prática. É sempre importante lembrar que os novos ajustes devem ser formalizados. Após a confirmação que esse método é o mais eficiente, os colaboradores e funcionários devem ter o conhecimento de todas as informações do processo, para que o trabalho possa ser realizado de forma correta.

Após todas essas etapas, o processo estará otimizado. Alguns benefícios podem ser citados, como o maior controle das informações, redução de erros e necessidade de retrabalho, aumento da agilidade na conclusão das tarefas, criação de soluções mais acertadas, entregas mais confiáveis e as atividades do processo mais integradas.
Contudo a otimização de processos industriais vai deixar a empresa com a minimização dos custos operacionais e a maximização da produtividade e da segurança.
E aí, gostou do assunto? Não esquece de deixar seu comentário!
コメント