O que é um POP?
- ProcEQ Jr.
- 6 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Diariamente, realizamos atividades rotineiras, seguindo um passo a passo, muitas vezes de forma imperceptível, isso é um reflexo da execução de atividades padronizadas cotidianas. No entanto, essa padronização vai muito além disso, nos mais diversos processos de produção elas são imprescindíveis. De modo geral, padronizar um processo representa uma forma de organização na qual se busca assegurar que todos os procedimentos sejam realizados conforme o esperado, para isso, são utilizados em muitos setores os POPs (Procedimento operacional padrão).

Segundo a Resolução – RDC nº 275, POP consiste em um documento no qual são descritos de forma detalha, clara e objetiva o passo a passo da realização de alguma atividade ou procedimento. O principal intuito é garantir resultados consistentes, de acordo com os padrões de qualidade e o planejamento estratégico, visando minimizar desvios, falhas, erros e desperdício. Para isso, são estabelecidas instruções sequenciais para a realização de um processo específico, prevendo de maneira detalhada todas as práticas e recomendações envolvidas.
Um POP pode ser elaborado para as mais diversas atividades, desde garantir segurança e qualidade do produto, condições sanitárias obrigatórias à gestão interna. Vale ressaltar que, apesar desses documentos serem mais voltados para as operações produtivas e administrativas, podem também ser empregados em situações pontuais, de acordo com as necessidades existentes. Dentre alguns exemplos de POPs podemos citar: como organizar os alimentos em cada setor, logística de entrega de alimentos, como ativar/desativar convênio dos trabalhadores, como contratar novas pessoas, entre outros.
No setor alimentício alguns desses documentos são exigidos pela vigilância sanitária, segundo a RDC 216 a inexistência ou problemas detectados configura-se infração de natureza sanitária, sujeito a penalidades previstas na Lei n° 6437, de 20 de agosto de 1977. Portanto, serviços de alimentação devem implementar POPs relacionados à: higienização de instalações, equipamentos e móveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização do reservatório e higiene e saúde dos manipuladores.
De modo geral, em uma empresa, estabelecimento ou qualquer tipo de empreendimento, os POPs estão diretamente relacionados à qualidade, embora também exerça um papel fundamental na segurança. Sendo assim, representam uma importante ferramenta que auxilia na entrega de produtos ou serviços de maneira sólida e dentro das expectativas do seu mercado, além é claro, de que pra algumas setores estão relacionados ao enquadramento dentro dos conformes previstos pela ANVISA (Vigilância Sanitária).
Interessou-se pelo assunto? A ProcEQ Jr. Consultoria e Soluções em Engenharia Química realiza serviços de elaboração de POPs de acordo com a necessidade do seu negócio. Entre em contato para mais informações.
Comments