O impacto ambiental do descarte incorreto de lixo.
- ProcEQ Jr.
- 17 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Desde a primeira revolução industrial o ritmo de consumo da população aumentou substancialmente, e consequentemente proporcionou um crescimento na geração de resíduos. O acúmulo de lixo cada vez maior é resultado do descarte incorreto provocado por ações como: colocar lixo para fora da residência ou do comércio nos dias em que não há coleta e despejar os resíduos industrias no meio ambiente sem tratamento prévio.
Quais as consequências do descarte incorreto do lixo?
Eliminar esses rejeitos de maneira irresponsável causa danos severos ao meio ambiente. As consequências são diversas: formação de ilhas de lixo nos oceanos, prejudicando a vida marinha; obstrução de esgotos e vias públicas, causando alagamentos, inundações e gastos elevados com limpeza urbana; além da redução na qualidade de vida da população devido a contaminação do solo e da água, favorecendo a proliferação de doenças.
Devido a isso, é comum escutar sobre conscientização ambiental, a qual é a única maneira de realmente resolver estes problemas e preservar o nosso planeta. Compras conscientes, reciclagem de materiais, separação do lixo orgânico e sólido, e evitar desperdícios são os passos para combater este fenômeno de degradação ambiental e cuidar do meio em que vivemos.

Qual a solução para o descarte incorreto de lixo?
Pelos motivos listados, fica evidente a importância de se agir o quanto antes para diminuir todo esse desastre ambiental. Solucionar os problemas causados pela poluição é um trabalho de longo prazo e uma tarefa de toda a sociedade. No entanto, o combate às causas precisa ser imediato. Criação de políticas públicas para conscientizar e educar a população para adquirir hábitos responsáveis como armazenar corretamente o lixo, separar o mesmo antes do descarte, reaproveitar e reciclar materiais são medidas que ajudam a solucionar grande parte do problema.

A ProcEQ Jr. acredita que é possível vivermos em um mundo mais sustentável, mas para isto, é necessário um trabalho de todos. E você, já está fazendo a sua parte?
Comments