top of page

Investir em captação da água da chuva ou no reuso de água residuária é um bom negócio?

  • Foto do escritor: ProcEQ Jr.
    ProcEQ Jr.
  • 6 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jun. de 2019

Devido as crescentes demandas ambientais, utilizar os recursos naturais de uma forma sustentável é uma necessidade para a população como um todo, mas essa preocupação com a utilização ecologicamente correta vem se destacando bastante entre os empresários que enxergam na oportunidade de causar menos danos ao ambiente, uma possibilidade de economia a longo prazo, além atrair novos clientes.


Um dos setores do mercado que tem buscado se adequar às normas ambientais e atingir um funcionamento mais sustentável é o de lava-jatos. Uma rápida pesquisa na internet e conseguimos achar vários casos de empreendedores que investiram em captação da água da chuva ou em reaproveitamento da água utilizada, e que conseguiram uma economia de até 80% em relação ao que gastariam comprando água tratada, utilizando um processo parecido com o mostrado no esquema abaixo.


Posto usa a captação e reuso da água na lavagem de carros — Foto: Arte/G1 PI

Mas para reutilização é necessário realizar o tratamento dessa água, inclusive a da chuva, para deixá-la dentro dos parâmetros aceitáveis, afim de manter a qualidade do serviço. O tratamento pode ser químico, físico ou os dois em conjunto, e vai depender de análises da água a ser reaproveitada e para o que se pretende usá-la. O que não torna o serviço oferecido mais caro que o dos lava-jatos convencionais, mas garante um serviço diferente e eco amigável.


Dois casos de sucesso com o reaproveitamento de águas são do Osmar (MG) e do Raimundo (PI), presentes no G1, os quais você pode acessar clicando nos links que disponibilizamos abaixo. É importante ressaltar o perfil empreendedor e a consciência ambiental dos mesmos, mostrando que as duas coisas podem dar muito certo quando alinhadas.


A ideia também é aplicável e pode ser adaptada para outros seguimentos da economia que também utilizam uma grande quantidade de água, como o agronegócio, onde o reaproveitamento pode ser aplicado na lavagem de grãos, por exemplo. O ideal é que a sociedade abrace a ideia de reutilização de recursos para minimizar os danos ambientais, de uma forma que o maior número de adeptos consigam um impacto maior e mais efetivo.


Processo de lavagem do café. Fonte: Embrapa.

Nós acreditamos que com o estudo, adaptação e personalização é possível conseguir atingir os dois objetivos, ter um negócio sustentável e econômico. E você? Acredita nisso também? Queremos saber sua opinião!

 

Links das notícias:

 
 
 

Commentaires


bottom of page