Impacto ambiental causado por desmatamentos e queimadas.
- ProcEQ Jr.
- 26 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Nos últimos dias o que mais ganhou repercussão nas mídias foram as queimadas na Floresta Amazônica. Apesar de estudos mostrarem que as queimadas dessa época do ano estão na média das queimadas que ocorreram na última década, à situação chamou a atenção de várias pessoas ao redor do mundo, inclusive de líderes mundiais e de grandes artistas que alertaram para a necessidade e a importância de preservar e proteger a floresta.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é o órgão responsável pela divulgação do banco de dados das queimadas no Brasil. Hoje o INPE conta com recursos financeiros obtidos do Fundo Amazônia. Países como Alemanha e Noruega contribuíam para esse Fundo, mas, após declarações e leis que facilitam o desmatamento assinadas pelo governo, ambos os países pararam de enviar dinheiro para a proteção da floresta.

Mas por que é tão importante proteger e preservar a Floresta Amazônica?
O papel que a Amazônia desempenha na manutenção de serviços ecológicos é imprescindível. Ela abriga mais da metade da biodiversidade mundial, representa um terço das florestas tropicais do globo, ajuda a manter o equilíbrio climático com o processo de evaporação e transpiração das árvores e funciona como grandes armazéns de carbono, o que ajuda o planeta com o aquecimento global. Entretanto, o grande desmatamento da mesma trazem consequências às florestas e a todos os seres vivos.
Uma das consequências dessa degradação é a extinção de espécies de animais e vegetais o que causa um grande desequilíbrio no nosso ecossistema, o que, por sua vez, contribui para a poluição e acarreta erosão no solo, que fica desprotegido com a falta de árvores. Outra consequência é a falta de chuva nos trópico próxima a Amazônia. O desmatamento causa também a proliferação de doenças e pragas, desertificação e assoreamento de lagos e rios.

O chefe de Laboratório de Ciências Biosféricas da NASA, Douglas Morton, explicou em uma entrevista que as queimadas na Amazônia ocorrem principalmente por causa do desmatamento da floresta. Os especialistas acreditam que essas regiões incendiadas foram desmatadas com um método chamado de correntão, onde correntes são pressas a um trator e removem uma grande parte da floresta em pouco tempo. Após derrubar os troncos, eles ficam empilhados para secar ao sol durante meses.
Desde o começo do ano o Brasil já registrou mais de 75 mil focos de incêndio em todo o território nacional, a quantidade de queimadas registradas esse ano é 84% superior ao registrado no país no mesmo período do ano anterior. As grandes maiorias desses incêndios aconteceram, e acontecem, no mesmo local: na Amazônia. Segundo dados coletados pelo INPE, os dez municípios com mais focos de incêndios da Amazônia também tiverem as maiores taxas de desmatamento do período.
Preservar a Amazônia, e todas as outras matas, é mais do que preservar a floresta, é preservar nossas vidas. Sem elas não conseguimos sobreviver. Dessa vez, quem pede socorro com sinais de fumaça é a Amazônia.
Comments