IMPORTÂNCIA
Considera–se o tratamento do esgoto extremamente importante. Por exemplo, o corpo d’água serve, normalmente, mais de um município. Assim, o corpo hídrico utilizado como local de descarte por um município serve como abastecimento para outros vizinhos. Logo, o tratamento do esgoto em uma estação, antes do lançamento do mesmo no meio ambiente, evita a proliferação de doenças de veiculação hídrica, como cólera, giardíase, hepatite A e leptospirose.
SIGNIFICADO
Considera-se ETE - Estação de Tratamento de Esgoto - uma unidade operacional de tratamento de esgoto sanitário, com diversos processos biológicos, físicos e ou químicos, com o objetivo de remoção das cargas poluidoras dos efluentes.
Após a coleta do esgoto nas residências, indústrias e nos comércios, encaminhado para uma ETE. Nessa estação, o efluente passará por algumas etapas para a redução da alta concentração de compostos orgânicos e outros nutrientes. Assim, após a ETE, o efluente em conformidade com os padrões da legislação ambiental retorna à natureza sem prejuízos ao meio ambiente, como no corpo d’água receptor ou solo. Dentre as etapas na estação, estão decantação, desarenação, descarte, gradeamento e tratamento biológico.
TIPOS DE EFLUENTES
Efluentes domésticos – são os resíduos provenientes das residências, como as caixas de gordura e esgotos residenciais, fossas sépticas e os restos de comida.
Efluentes industriais – são os resíduos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial, como as águas de lavagem de operação de limpeza e os resíduos dos processos de produção, dentre outros, segundo norma ABNT – NBR 9800, de 1987.
VANTAGENS
Dentre as vantagens, estão a melhora da imagem da empresa e, assim, diferencial competitivo, devido à preocupação e ao compromisso ambiental com a ETE na mesma. Assim, há a possibilidade de expansão dos negócios e, consequentemente, aumento dos lucros.
Em alguns casos de tratamentos avançados e específicos do efluente, há possibilidade de uso do mesmo como água de reuso, como para irrigação e limpeza. Assim, há considerável redução nos gastos com água.
Além das vantagens citadas anteriormente, estão a regulamentação das empresas às normas vigentes, como a CONAMA N° 430 – sobre o descarte e padrão de efluentes -, e, assim, sem multas.

Comentarios