top of page

Curiosidades sobre tempo de prateleira dos alimentos

Foto do escritor: ProcEQ Jr.ProcEQ Jr.

Após ser fabricado, o produto é encaminhado para os pontos de vendas. Mas este produto pode ficar exposto por tempo indeterminado? O que pode influenciar a vida útil do produto? E por que é tão importante? Vamos te ajudar a entender sobre o tempo de prateleira do seu alimento.


DEFINIÇÃO


Tempo de prateleira é um termo muito utilizado na indústria alimentícia. Também conhecido como shelf life, determina por quanto tempo, quando estocado conforme as condições recomendadas, um produto perecível se mantém seguro para o consumidor. Logo, representa o tempo que o produto obedece à declaração nutricional contida no rótulo e conserva suas características físicas, microbiológicas, químicas e sensoriais.



Com o cotidiano corrido, os consumidores buscam cada vez mais por praticidade. Logo, produtos com extensos prazos de validade se enquadram nessa busca. Em vista disso, se quer aumentar suas vendas, veja abaixo algumas técnicas que podem aumentar o tempo de prateleira do seu produto!


Embalagem

Escolher uma embalagem adequada é essencial para aumentar a vida útil de um produto. Portanto, avalie se a escolhida está realizando adequadamente a função de proteger seu conteúdo. A embalagem não serve apenas para chamar a atenção dos consumidores, ela deve também proteger o produto de microrganismos, de possíveis reações químicas e de choques mecânicos, quando transportado para os pontos de venda.

Matéria prima

Um produto fabricado com matéria prima de baixa qualidade terá um longo tempo de prateleira? A resposta obviamente é não! Esses são fatores que não combinam.

Se sua intenção é aumentar a durabilidade de seus produtos, verifique se a matéria prima utilizada é de boa qualidade e procedência. Não se esqueça também que sempre deve estar em boas condições.

Boas práticas de fabricação

O processo de produção influencia significativamente no tempo de prateleira dos produtos. A forma como os ingredientes são manipulados e estocados, a higienização dos funcionários e as instalações físicas do meu processo produtivo tem uma grande influência na durabilidade do meu produto? A resposta deve ser sim!


As boas práticas de fabricação servem para ter a garantia de um ambiente de trabalho limpo, organizado e seguro, e uma produção de maior qualidade. Para ajudar a gerenciar o processo produtivo existe um documento chamado Manual de Boas Práticas de Fabricação, que descreve as operações realizadas em um estabelecimento, garantindo a conformidade dos produtos para os consumidores.

Se quiser saber mais sobre o manual de boas práticas de fabricação, acesse:



 
 
 

Comments


bottom of page