Análise de Potabilidade
- ProcEQ Jr.
- 20 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
A água é uma substância fundamental que está diretamente associada às mais diversa atividades essenciais que garantem o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Além de ser o principal componente de nossas células e proporcionar o transporte de diversas substâncias, pode-se destacar também o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas e pleno funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo, por exemplo: sistema motor, sistema digestivo, entre outros.
Com isso, percebe-se a necessidade desse bem tão importante, para que tudo ocorra de maneira adequada. De modo geral, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente. No entanto, muito além de se preocupar com quantidade ingerida, devemos nos atentar para a qualidade da mesma, visando minimizar os riscos de problemas de saúde vinculados ao consumo de água contaminada. Dessa forma, a água consumida, ou utilizada na preparação de alimentos deve estar de acordo com os padrões de potabilidade, de forma à assegurar sua qualidade.
Mas porque realizar a análise de potabilidade?
Uma água aparentemente limpa pode conter muitos micro-organismos e contaminantes prejudiciais à saúde.Por esse motivo, em uma empresa, estabelecimento ou qualquer tipo de empreendimento,no qual envolva a utilização de água para consumo humano ou na preparação de alimentos, deve manter sua água potável, com análise de água feita periodicamente.Além de toda seguridade legal, isso gera total confiança e segurança para os clientes, visto que reflete uma postura responsável e atenciosa com a saúde de seus consumidores. Então, independente do setor, é importante sempre estar conforme os parâmetros estabelecidos no anexo XX da Portaria de consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 e na Resolução CONAMA 357/05 para o melhor bem-estar de seu negócio e de seus clientes.
Um estabelecimento fora das normas citadas está sujeito à infrações sanitárias e penalidades previstas na Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977 e demais disposições aplicáveis.
Quais riscos ofereço sem a realização da análise de potabilidade?
Contaminações por vírus, bactérias e substâncias tóxicas microscópicas são imperceptíveis a olho nu e podem prejudicar a nossa saúde. Por isso, além de não ter sabor, cheiro e cor, a água potável deve se enquadrar aos parâmetros de qualidade, que são determinados pelo Ministério da Saúde.
Parâmetros de riscos
Os coliformes totais são micro-organismos presentes naturalmente na água, no solo e na vegetação. A presença deles na água não significa risco imediato à saúde, porém é um sinal de contaminação, ou seja, que a água não é própria para o consumo humano.
Já coliformes fecais ou termotolerantes, que englobam a bactéria Escherichia coli, na água representam um ponto de atenção para um indício da presença de micro-organismos patogênicos, o que caracteriza uma água contaminada, imprópria para consumo.
Ficou em dúvida se seu negócio está realmente livre de todos esses riscos? Entre em contato com a ProcEQ Jr. Consultoria e Soluções para a realização do serviço de análise de água e para tirar dúvidas.
Commenti