Análise de Balneabilidade
- ProcEQ Jr.
- 28 de set. de 2020
- 2 min de leitura
O que é Balneabilidade?
Balneabilidade é a qualidade das águas destinada à recreação de contato direto e prolongada, como: natação, mergulho, fisioterapia, hidroginástica etc. Nessas atividades, há uma grande possibilidade de ingestão dessa água, portanto, verificar a balneabilidade significa analisá-la para garantir o padrão de qualidade e possibilitar o banho e tais atividades sem riscos relacionados à saúde dos usuários.
Legislação
Uma água aparentemente limpa pode conter muitos micro-organismos e contaminantes prejudiciais à saúde. Por esse motivo, em uma academia de piscina, clube ou qualquer tipo de local, no qual envolva a utilização de água para consumo humano ou natação, deve manter sua água potável, com análise de balneabilidade feita periodicamente. Além de toda seguridade legal, isso gera total confiança e segurança para os clientes, visto que reflete uma postura responsável e atenciosa com a saúde dos usuários da piscina. Então, independente do setor, é importante sempre estar conforme os parâmetros estabelecidos no anexo XX da Portaria de consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 e na Resolução CONAMA 357/05 para o melhor bem-estar de seu negócio e dos banhistas.
Um estabelecimento fora das normas citadas está sujeito à infrações sanitárias e penalidades previstas na Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977 e demais disposições aplicáveis.
Parâmetros perigosos
Além da ingestão comum de águas de piscina, o contato direto com nariz e olhos ocorre sempre, por isso, o cuidado com certos parâmetros, como bactérias presentes nas atividades de natação deve ser extremamente cauteloso.
A Staphylococcus aureus é a mais perigosa de todas as bactérias estafilocócicas mais comuns. Essa bactéria frequentemente causa infecções cutâneas, mas pode causar também pneumonia, infecções da válvula cardíaca e infecções ósseas. Por isso, um relatório da ProcEQ Jr. avalia a presença microbiológica para garantir a segurança dos banhistas.
Devido à possibilidade de ingestão da água, a mesma deve seguir os parâmetros de potabilidade, sendo assim, a bactéria Escherichia coli também é avaliada em nosso relatório, de forma que não esteja presente em 100 ml de amostra coletada, como segue a Portaria de consolidação nº 5, de 2017. Essa bactéria pode causar infecção no trato digestivo, trato urinário e em outras partes do corpo.

Como uma análise te ajuda a economizar
Além de garantir a saúde dos banhistas e o enquadramento nas normas, por meio da análise de balneabilidade é possível verificar se os produtos de limpeza e manutenção da piscina estão sendo feitos e utilizados de forma correta.
Um exemplo comum é o uso excessivo de cloro no tratamento da água, que além de gerar custo na compra, pode danificar os filtros, canos e motores de sua piscina, gerando prejuízos e gastando mais dinheiro com conserto do que o necessário.
Ficou em dúvida se seu negócio está realmente livre de todos esses riscos?
Entre em contato com a ProcEQ Jr. Consultoria e Soluções para a realização do serviço de análise de balneabilidade e para tirar dúvidas.
Comments