top of page

Por que a análise de água é tão importante?

  • Foto do escritor: ProcEQ Jr.
    ProcEQ Jr.
  • 20 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Água é um bem essencial para nossa sociedade, sendo uma preciosa solução em diversas situações. É usada desde tarefas simples como, cozinhar, saciar a sede, e lavar roupas, até nos processos de produção dos setores industrial e agropecuário.


Mas por que é tão importante fazer uma análise de água?


Vai muito além da obrigatoriedade legal. Ter um empreendimento reconhecido no mercado por sua preocupação em oferecer não só um serviço, mas também a conservação ambiental e o bem-estar humano inspira confiabilidade. Para isso, é fundamental garantir que a água utilizada na produção de uma empresa não apresente nenhum tipo de risco.

O procedimento da análise de água consiste na coleta do líquido e na análise do mesmo, que mostra suas características de acordo com a verificação de alguns parâmetros, como: químicos (pH, quantidades de macro e micro nutrientes, quantia de matéria orgânica, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica e demanda química de oxigênio), físicos (temperatura, odor, sabor, cor, turbidez, sólidos em suspensão, condutividade) e biológicos (coliformes e algas).

Avaliar tais parâmetros promove informações valiosas sobre a qualidade da água e seus possíveis usos, abrangendo casos mais simples, como análise da potabilidade para consumo próprio, até casos mais complexos, como análise de águas industriais, e também situações específicas, como monitoramento da água para possibilitar a criação de peixes.


Análise de água. Fonte: Hidrolabor.

Como esses parâmetros afetam a sua produtividade?


Uma água com alta concentração de nutrientes e pH baixo ou alto demais pode ser prejudicial para o solo, por isso é necessário verificar a qualidade da água de irrigação sempre que houver indícios de improdutividade.

Um acontecimento bastante comum é o possível dano ao maquinário que a água, em certas condições, pode causar. Essas condições, como a acidez ou basicidade elevada da água, podem corroer e danificar as máquinas em geral, seja no seu processamento, como engenhos que processam leite, ou até mesmo na lavagem dos equipamentos industriais, causando prejuízos.

Outros lugares em que a análise de água se aplica são: poços artesianos de edifícios e condomínios, análise inicial para comercialização da água e muito mais.

Agora que já tem conhecimento sobre a importância da análise de água, a ProcEQ quer saber, reconhece algum desses problemas no seu negócio? Nós podemos te ajudar! Além de um relatório preciso, oferecemos a análise detalhada dos resultados, com um diagnóstico completo que aponta os possíveis problemas e apresenta soluções.

Para mais informações, entre em contato conosco!

 
 
 

Comments


bottom of page