top of page

Acidentes Industriais Famosos

  • Foto do escritor: ProcEQ Jr.
    ProcEQ Jr.
  • 29 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de jul. de 2019

Nas últimas décadas ocorreram diversos acidentes industriais ao redor do mundo, como por exemplo, a Petrobras com a plataforma P-36 e o grande incêndio em Cubatão.

O termo “Desastres Industriais” significa grandes acidentes causados por companhias industriais, quaisquer que sejam as suas causas. Explosões, incêndios, vazamentos de resíduos tóxicos e rompimento de barragens são alguns exemplos que o mundo viu nos últimos anos.


Mas quais são os acidentes industriais mais famosos?


1) Desastre de Bhopal:

O Desastre de Bhopal é considerado por muitos o pior acidente industrial de todos os tempos. Na madrugada de 3 de Dezembro de 1984, 40 toneladas de gases tóxicos vazaram de uma fábrica de pesticidas da empresa norte americana Union Carbide. Mais de 500 mil pessoas, a maioria trabalhadores da indústria, foram expostas ao Isocianato de Metila, um composto altamente danoso para o corpo humano.

Os efeitos desse vazamento foram quase que imediatos, muitos moradores já saíram de suas casas sentindo náuseas, vomitando sangue e tendo sérios problemas de visão. Houve, no primeiro momento, cerca de 3 mil mortes diretas, mas estima-se que outras 10 mil ocorreram devido ás doenças relacionadas à inalação do gás. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e estima-se que cerca de 50 mil pessoas estão incapacitadas de trabalhar, devido a problemas de saúde.

Ainda existe uma grande quantia de lixo tóxico nas redondezas da fábrica abandonada, e a população de Bhopal ainda luta para tentar conseguir alguma indenização da indústria.

2) Explosão da plataforma P-36:

A plataforma P-36 era considerada a maior plataforma petrolífera do mundo e era operada pela Petrobras na bacia de Campos, a 130 Km do Rio de Janeiro. No dia 15 de março de 2011, duas explosões nas colunas de sustentação mataram 11 pessoas. A estrutura da plataforma tombou aproximadamente 16 graus, e em poucas horas já estava submersa.

O acidente foi causado por erros de projeto, manutenção e operação.

3) Acidente nuclear de Chernobyl:

Você com certeza já ouviu falar do acidente nuclear mais famoso do mundo. A tragédia de Chernobyl é considerada a maior da história, sendo impossível calcular o número total de vítimas que foram atingidas.

Aconteceu em 26 de abriu de 1986, na Usina de Chernobyl, na Ucrânia. O quarto reator da usina sofreu uma explosão, o que resultou em incêndios, explosões e derretimento nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que se espalhou por parte da Europa Ocidental, Escandinávia e Reino Unido. A cidade mais afetada foi a de Pripyat, na qual os moradores tiveram que ser evacuados às pressas, hoje em dia é considerada uma cidade fantasma.

Acredita-se que a tragédia tenha sido ocasionada por uma série de falhas técnicas e humanas. A usina tinha alguns equipamentos de segurança em mau funcionamento e constatou-se que os funcionários não realizaram os procedimentos de forma correta.


Olhando para esses grandes acidentes podemos evidenciar que medidas tomadas para a precaução, como a segurança do trabalho e trabalhador, são claramente essenciais no dia-a-dia de qualquer indústria. Acidentes podem acontecer, é claro, porém em sua maioria podem ser evitados com medidas básicas, como o uso de EPI’s e EPC’s e uso consciente de equipamentos industriais. Dessa forma, todos colaboram para um respeito ao trabalhador e principalmente, respeito à vida.

Conta para gente qual desses acidentes você já tinha ouvido falar. Queremos saber sua opinião!

 
 
 

Comments


bottom of page